Escultura Barroca

Janeiro 26, 2010 at 16:43 (Uncategorized)


A escultura barroca teve um importante papel no complemento da arquitectura, tanto na decoração interior como exterior, reforçando a emotividade e a grandiosidade das igrejas. Destaca-se principalmente as obras de Gian Lorenzo Bernini, arquitecto e escultor que dedicou a sua obra exclusivamente a projecção da Igreja Católica, na Itália. A principal característica de suas obras é o forte realismo, sugerindo a impressão de que as esculturas estão vivas e em movimento.

As esculturas em mármore procuraram destacar as expressões faciais e as características individuais do modelo, cabelo, músculos, lábios, procurando glorificar a religiosidade através da expressividade. Multiplicam-se em anjos e arcanjos, santos e virgens, deuses pagãos e heróis míticos, que se agitam nas águas das fontes e nos nichos das fachadas.

A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais e pela luz e movimento. As figuras que exibem dramatismo, faces expressivas e roupas esvoaçantes. Em Portugal, António Ferreira e Machado de Castro foram os escultores de maior relevo.

A escultura barroca contraria a ideia anterior do Renascimento: a sobriedade e racionalidade das formas. Este pensamento não foi exclusivo da escultura, mas também da pintura, moda, escrita e da cultura das pessoas desta época.

Um excelente exemplo da escultura do Barroco é O Êxtase de Santa Teresa de Bernini.

Realizado por:

.Nelson Franco

.Sálio Vieira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: